Autoimagem: você sabe o que é? Entenda como se destacar

Autoimagem: você sabe o que é? Entenda como se destacar

Desenvolver uma autoimagem positiva é importante para que você consiga obter mais autoconfiança e também ganhe destaque em sua vida.

Por isso, é interessante conhecer o que significa esse conceito e qual é a relação com a sua imagem pessoal, que influencia na maneira que os outros enxergam você. 

O que é autoimagem?

Como descrever a autoimagem? É a maneira que cada um enxerga a si mesmo. Esse conceito está relacionado com a forma que cada um interpreta a realidade e as suas emoções. 

Para entender melhor esse conceito, é possível comparar a autoimagem com um espelho mental. Dessa forma, a imagem de si mesmo envolve os traços físicos e psicológicos, bem como os recursos e interesses. 

Trabalhar a nossa autoimagem pode trazer benefícios como um senso interno de segurança e a construção de relações mais saudáveis. Esse caminho envolve encontrar soluções para as dificuldades e desenvolver a positividade.

Qual a diferença entre autoimagem e imagem pessoal?

A imagem pessoal, por sua vez, diz respeito ao que os outros enxergam em um indivíduo. Sendo assim, é associada à marca que uma pessoa transmite para quem está presente no seu convívio. 

Esses dois conceitos são diferentes, mas também se relacionam e se alimentam entre si. Com uma boa autoimagem, as pessoas também podem construir uma imagem pessoal positiva ao próprio respeito.  

Quais são os tipos de autoimagem?

O tipo de autoimagem que cada um desenvolve pode estar relacionado a aspectos como história de vida, relações e vivências. Reconhecer a imagem que você tem sobre si mesmo é um caminho para o autoconhecimento e para o desenvolvimento pessoal. 

Autoimagem negativa

É comum que, por conta de problemas com a autoimagem, as pessoas se sintam inferiores aos demais. Também é possível que, devido à dificuldade de ter uma boa visão sobre si mesmo, a gente se compare constantemente com os outros. 

A pessoa com uma autoimagem negativa pode ter uma vergonha exagerada sobre si mesma, ainda que sem fundamentos. Essa visão distorcida deve levar o indivíduo a sabotar as suas atitudes diante de oportunidades da vida. 

Autoimagem positiva

Por outro lado, é provável que uma boa autoimagem leve as pessoas a ter uma ideia realista de si mesmos, levando em conta qualidades e falhas. Ao desenvolver esse ponto, você também pode ter mais autoconfiança para assumir riscos e agir com mais assertividade.

Ao se enxergar com uma boa luz, o indivíduo pode ter um senso de autenticidade bem formado. A autoimagem positiva faz com que você se sinta mais capaz e demonstre que se encontra satisfeito diante da vida.

O que a autoimagem tem a ver com a autoestima e o autoconceito?

A autoestima se trata de gostar de quem você é. Por isso, depende da valorização de si mesmo e do reconhecimento das próprias conquistas. 

Está relacionada também com o autoconhecimento, ou seja, com enxergar a própria essência. Essa noção de si mesmo também envolve a aceitação da personalidade e da identidade.

Já o autoconceito diz respeito à descrição que cada um elabora sobre si, considerando a sua imagem e personalidade. Nesse caso, também envolve a maneira como a pessoa interpreta de que forma as pessoas ao redor a enxergam.  

Como criar uma autoimagem saudável?

Para desenvolver uma autoimagem mais saudável e positiva, você pode adotar algumas práticas, como aprimorar o seu autoconhecimento e questionar os pensamentos negativos que surgem. Também é importante citar a importância do cuidado com a saúde mental e a possibilidade de buscar ajuda profissional com um psicólogo para auxiliar na sua jornada.  

Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento dá a você a oportunidade de entender como está a sua autoimagem. Ao se conhecer melhor, é possível ter uma visão mais realista sobre as características pessoais. 

Para isso, você pode adotar estratégias como analisar a si mesmo, os seus comportamentos e as suas reações. Avalie se algo precisa mudar e quais são as estratégias podem ser colocadas gradualmente em prática na sua rotina 

Exponha a si mesmo

A formação de uma autoimagem positiva depende de que você tente expor os seus diferenciais. Isso significa não deixar o medo de ser ridicularizado lhe impedir de sugerir ideias. 

Algumas pessoas podem se sentir meio sem graça para fazer isso. No entanto, a exposição depende de prática. Ainda que você seja uma pessoa mais reservada, dá para ir devagar e ir mostrando a sua personalidade. 

Enfraqueça os pensamentos negativos

Os pensamentos negativos podem ser enfraquecidos. Comece questionando as ideias de autodepreciação que você tem sobre si mesmo. Abra a oportunidade para que pensamentos positivos se desenvolvam e façam você agir aos poucos. 

Valorize os seus pontos fortes

O que torna você único? Esse é um bom ponto de partida para que passe a valorizar os seus pontos fortes. Observe quais são os aspectos que você gosta na sua aparência e os pontos que admira no seu jeito de ser. 

Desenvolva cuidados diários 

Os cuidados pessoais também são um passo importante para desenvolver o seu amor-próprio. Esse processo envolve atividades que podem ser incluídas na sua rotina, a exemplo de arrumar o cabelo e hidratar a pele. 

A atenção com uma alimentação saudável é mais um ponto que traz benefícios e ajuda a evitar doenças. Além do mais, os exercícios físicos são bons aliados para a sua saúde mental. Procure uma atividade do seu interesse, para ajudar a diminuir o estresse e também melhorar a sua concentração. 

3 dicas para manter uma imagem pessoal potente 

Conforme já citamos, a autoimagem também está relacionada à imagem pessoal. Considerando esse aspecto, também separamos algumas dicas que podem ajudar você a construir uma imagem pessoal mais forte e positiva.

A forma de se vestir, o seu estilo pessoal e a escolha de cores estão entre os pontos que você pode aprimorar nesse sentido. 

O que a sua roupa fala de você?

A comunicação não verbal compreende as sensações e as percepções que o inconsciente interpreta. Mesmo sem perceber, ao escolher uma roupa, você transmite um conjunto de sensações.

Sendo assim, vale a pena pensar na maneira que você se veste atualmente e no que isso diz sobre você. Uma imagem bem cuidada melhora a sua autoconfiança e contribui para que as pessoas sintam mais credibilidade em você. 

Na hora de escolher o que vestir, você não se comunica apenas com o outro. Ao se ver diante do espelho, você também envia ao cérebro informações sobre a forma que você se enxerga.

Defina seu estilo

Quando você se veste com roupas que representam a sua essência, também contribui com a sua autoestima. O seu estilo pode ajudar você a encarar os desafios com mais energia e entusiasmo. 

As roupas que você escolhe para o seu dia a dia mostram o que você sente e qual é o seu momento de vida. Por meio do seu estilo, é possível comunicar distanciamento ou proximidade, por exemplo. 

Pesquise referências que possam inspirar a formação do seu estilo pessoal. Depois, filtre aquelas imagens que são parecidas com o que você deseja transmitir e utilize como base para as suas decisões.

As cores importam

Por último, outro aspecto para levar em conta ao desenvolver a sua imagem pessoal é o poder das cores. Os tons das roupas que você utiliza também comunicam. Portanto, é fundamental pensar nas escolhas que podem se ajustar melhor ao que você realmente é.

Considere a harmonização das cores ao montar o seu look. De que modo as tonalidades das peças conversam entre si? Os contrastes e a proximidade entre os tons podem passar uma mensagem específica. 

Leve em conta ainda a sua coloração pessoal. Existem alguns aplicativos que você pode usar para isso. Descubra quais são as cores que mais combinam com você para auxiliar nas suas escolhas ao se vestir. 

Mais uma sugestão é conhecer a psicologia das cores. Essa vertente busca compreender o comportamento humano relacionado às cores. Por isso, cada tonalidade pode ser associada a um conjunto de emoções, como a paixão (vermelho), o otimismo (amarelo), a confiança (azul), a proteção (branco) e a elegância (preto). 

Basicamente: soluções para uma vida mais simples e funcional

Curtiu entender o que significa autoimagem e de que maneira aprimorar a sua imagem pessoal?

A Basicamente é uma marca guiada pela praticidade. Criamos as nossas peças buscando a versatilidade e a funcionalidade como um estilo de vida, para deixar o seu cotidiano mais leve. Nossa missão é oferecer soluções inovadoras, com a aplicação de tecnologias que são capazes de transformar a sua maneira de se vestir.

News

Como usar calça moletom com estilo?

De Marina Baruch em Apr 15, 2024

Conheça o vale presente de Basicamente!

De Marina Baruch em Apr 11, 2024

10 ideias de presentes até R$ 50

De Marina Baruch em Mar 28, 2024

Como arrumar mala de viagem? 10 melhores dicas

De Marina Baruch em Mar 19, 2024