6 séries e filmes sobre tecnologia para assistir com seu pai

6 séries e filmes sobre tecnologia para assistir com seu pai

Já pensou na programação do Dia dos Pais? Se vocês compartilham da paixão por tecnologia, podem aproveitar para assistir um filme ou uma série que aborda o universo tech. 

Há várias opções disponíveis em serviços de streaming que podem ser assistidas em família. Algumas delas se destacam por conta do sucesso que foi alcançado junto ao público e à crítica do setor. 

Neste artigo, listamos as 6 melhores séries e filmes que abordam o mundo da tecnologia para ver com o seu pai. Já pode preparar a pipoca para maratonar os episódios e desvendar o enredo dos longa-metragens ao lado de quem você ama. Confira! 

Dia dos Pais: Não comprou o presente ainda? Não vacila, compre o quanto antes

Ex_Machina

Filme Ex Machina. Na imagem você vê os protagonistas do filme: Alicia Vikander e Domhnall Gleeson e

Nota IMDb: 7,7/10

Onde assistir: Prime Video, Oi Play, Claro Video, Prime Video e Apple TV


No filme Ex Machina (2015), um jovem programador chamado Caleb (Domhnall Gleeson) é premiado em um concurso para passar uma semana na casa do presidente da empresa onde trabalha. 

Porém, ele acaba percebendo que foi escolhido para fazer parte de um teste. A ideia é avaliar as qualidades de um sistema de Inteligência Artificial criado pelo CEO. 

Com ajuda do Teste de Turing, proposto por Alan Turing, ele testa a maneira que a máquina consegue emular um comportamento semelhante ao humano. Porém, ele é surpreendido com a tecnologia na forma de uma mulher encantadora (Alicia Vikander). 


Dirigido por Alex Garland, o longa mostra como esse sistema inteligente se mostra altamente sofisticado, bem como imprevisível, fazendo com que o programador tenha dúvida sobre quem confiar. 

Person of Interest 

Nota IMDb: 8,5/10

Onde assistir: PrimeVideo e HBO Max


Person of Interest (2011 - 2016) é uma série de cinco temporadas, criada por Jonathan Nolan (Westworld).  Harold Finch (Michael Emerson), um gênio do software, cria uma máquina que é capaz de prever crimes. Ele se junta com um ex-agente da CIA, John Reese, que é dado como morto pelo governo americano.


O programa criado por Finch, no entanto, aponta apenas uma pessoa ligada ao crime. Portanto, Finch e Reese precisam identificar se é uma vítima ou culpado. Cada episódio desvenda um caso e a série conta com várias participações especiais.

O Código Bill Gates

  • Nota IMDb: 7,8/10
  • Onde assistir: Netflix

O documentário O Código Bill Gates (2019) conta com o título original “Insides Bill’s Brain: Decoding Bill Gates” (Dentro da Mente de Bill: decodificando Bill Gates). A produção acompanhou o empresário americano, fundador da Microsoft, por dois anos. 


Um dos motivos para assistir à produção é que ela é dirigida por Davis Guggenheim. O cineasta é reconhecido pelo gênero documentário, por obras como Uma Verdade Inconveniente (2006) e Malala (2015). 

 Dividido em três partes, com cerca de meia hora cada um, o documentário se direciona especialmente ao relacionamento de Bill com a então esposa Melinda Gates, de quem se divorciou em 2021. 

O doc apresenta o mérito de explorar a mente do fundador da gigante da tecnologia. Assim, revela como o magnata tem uma sede insaciável por conhecimento e se dedica a ler livros de variados assuntos. 

O documentário mostra ainda os investimentos de Bill Gates em filantropia, a exemplo das pesquisas que são promovidas pela Fundação Gates para o desenvolvimento de banheiros para o Terceiro Mundo. Nesse caso, a solução foi criar o Nano Membrane Toilet, tecnologia capaz de tratar resíduos humanos, sem o uso de água e energia. 

O longa também aborda os projetos da fundação que pretendem erradicar a poliomelite e remodelar a produção de energia nuclear. Além disso, conta parte da construção do império do empresário, fazendo com que o espectador compreenda mais sobre o legado deixado por ele para o mundo da tecnologia.   

Silicon Valley 

Na imagem, você vê os atores da série Silicon Valley em uma foto preta e branca. Eles são: Thomas Middleditch, T.J. Miller, Kumail Nanjiani, Martin Starr
  • Nota IMDb: 8,5/10
  • Onde assistir: Prime Video, Claro Tv+ e HBO Max

A série americana Silicon Valley (2014-2019) foi transmitida originalmente pela HBO. No total, foram 53 episódios e seis temporadas gravadas. O enredo conta a história do engenheiro do Vale do Silício Richard Hendricks (Thomas Middleditch), que deseja criar a sua própria empresa, a Pied Piper. 


Destaque entre os fãs de comédia, a produção é uma criação de Mike Judge, John Altschuler e Dave Krinsky. A série é inspirada na vida do próprio Mike, que foi engenheiro no Vale do Silício no final da década de 1980. 


A atração foi indicada ao Globo de Ouro 2016 na categoria Melhor Série de Comédia. Depois, a produção foi nominada por cinco vezes consecutivas para a classe de “Série de Comédia Excepcional” do prêmio Primetime Emmy. 

Em meio a um cenário competitivo, Richard e dois desenvolvedores deixam os seus empregos estáveis para focar na criação da nova empresa. Focados no desafio de desenvolver um algoritmo de compressão que mantenha a qualidade dos dados, eles se deparam ainda com as dificuldades de abrir um negócio. 

De outro modo, os empreendedores aplicam metodologias de produtividade, como o Kanban, que é usado por vários negócios, não somente de tecnologia. Quem assiste à série encontra uma abordagem descontraída sobre o universo corporativo, principalmente do setor de programação e desenvolvimento.  

Tenet

Imagem de capa do filme Tenet com o protagonista segurando uma arma de fogo. Nome do protagonista é John David

  • Nota IMDb: 7,3/10
  • Onde assistir: Prime Video, HBO Max, Oi Play

Tenet (2020) tem roteiro e direção de Christopher Nolan, autor de filmes como O Grande Truque (2006), A Origem (2010) e Interestelar (2014). A produção mistura ficção científica e ação, em um enredo baseado no conceito de inversão temporal. 

O protagonista do longa, que não tem um nome oficial e é vivido pelo ator John David, tem a habilidade de retroceder a momentos que ainda não aconteceram. Ele luta pela sobrevivência da humanidade, viajando por meio de um mundo crepuscular de espionagem internacional, envolvido em uma missão que vai além do tempo real.


Os fragmentos do passado podem ser observados por meio dessa tecnologia. Com isso, é possível observar, por exemplo, balas invertidas que retornam às armas (o que indica que a guerra está a caminho). 


Ao combater uma tecnologia do futuro, que possibilita a inversão do tempo, o protagonista tem a missão de impedir a Terceira Guerra Mundial. O personagem central conta com um aliado, Neil (interpretado por Robert Pattison). 


De outro modo, o filme também conta com uma inovação técnica em sua produção. Tenet foi filmado por câmeras IMAX. Esse tipo de câmera de grande formato promete uma experiência mais imersiva aos telespectadores. Com motores potentes e excelente precisão, as câmeras permitiram captar manobras físicas rodando ao contrário. 

Dia dos Pais: Não comprou o presente ainda? Não vacila, compre o quanto antes

O Dilema das Redes 

  • Nota IMDb: 7,6/10
  • Onde assistir: Netflix 

O Dilema das Redes (2020) é um documentário que aborda os desafios da utilização de redes sociais e aplicativos, com o viés do uso de dados e eventuais danos que podem causar aos usuários. 


Uma das principais ideias que o filme transmite é o valor dos nossos dados para as empresas de tecnologia. O doc mostra como gigantes do universo tech, como o Google e o Facebook, lucram com anúncios direcionados. Isso só é possível graças ao uso de dados fornecidos por quem usa as contas, interagindo por meio de curtidas e comentários.


O filme conta com depoimentos de diversos ex-funcionários de empresas de tecnologia, que explicam como são os bastidores do funcionamento dos algoritmos. Assim, as empresas conseguem montar perfis de comportamento. Eles apontam que a tecnologia implementada nas redes provoca o aumento do uso, enquanto as companhias lucram com propagandas. 


Ao assistir o documentário, você pode desenvolver uma reflexão sobre os efeitos da utilização das redes, a exemplo do vício (que pode ser comparado ao uso de drogas), além de promover bolhas sociais, impulsionando o extremismo de ideias. 

Basicamente: tecnologia para deixar sua vida mais simples e funcional

Curtiu conhecer alguns filmes e séries sobre tecnologia para assistir com seu pai? A basicamente é uma marca que acredita que a tecnologia é uma ferramenta que pode ser usada para descomplicar a sua vida e promover conexões.  

O nosso foco é oferecer soluções práticas e inovadoras para o seu dia a dia, de forma inclusiva e acessível. Com produtos que reforçam um estilo de vida mais leve, temos o propósito de transformar o seu cotidiano, inclusive a sua maneira de vestir e de viver novas experiências. 

No catálogo da basicamente, você encontra produtos como as Tech T-shirts, a camiseta premium, além de peças fitness, jeans, camisas polo, moletons e calças, disponíveis em cores básicas e em diferentes tamanhos. 

Dia dos Pais: Não comprou o presente ainda? Não vacila, compre o quanto antes

News

Como usar calça moletom com estilo?

De Marina Baruch em Apr 15, 2024

Conheça o vale presente de Basicamente!

De Marina Baruch em Apr 11, 2024

10 ideias de presentes até R$ 50

De Marina Baruch em Mar 28, 2024

Como arrumar mala de viagem? 10 melhores dicas

De Marina Baruch em Mar 19, 2024