Inteligência Artificial: 5 IAs que vão aumentar sua produtividade

Inteligência Artificial: 5 IAs que vão aumentar sua produtividade

Você sabe como a Inteligência Artificial (IA) pode impulsionar a sua produtividade? 

Seja para o trabalho, os estudos ou para tarefas diárias da sua rotina, essas tecnologias funcionam como instrumentos para agilizar o seu tempo, sobrando mais horas do seu dia para o que realmente importa.

Neste artigo, você vai saber o que é Inteligência Artificial e de que maneira a IA funciona. Depois, explicamos quais são os 3 tipos de Inteligência Artificial mais conhecidos. Em seguida, citamos 5 IAs que podem ser usados para tornar o seu cotidiano mais simples. Confira!

O que é Inteligência Artificial? 

Inicialmente, é interessante entender bem qual o conceito de Inteligência Artificial. Esse é um campo da ciência que se direciona a estudar, criar e empregar máquinas capazes de realizar atividades humanas de forma autônoma. 

A ideia é que os equipamentos operem em um nível cognitivo semelhante ao das pessoas ou até mesmo superior, em alguns casos. A implementação da IA no dia a dia das empresas oferece maior eficiência nas tarefas, ajuda na solução de problemas e auxilia na tomada de decisões. 

Nesse ponto, você pode se perguntar como a Inteligência Artificial funciona. Essa tecnologia é aplicada por meio de um conjunto de dados, computação e algoritmos. Assim, essa combinação permite que as máquinas aprendam e tomem decisões com base nas informações. 

Uma das aplicações da IA é no monitoramento de máquinas de uma fábrica por meio de sensores. Nesse caso, a Inteligência Artificial apresenta a vantagem de descobrir falhas nos equipamentos. Com isso, contribui com a diminuição de custos e com previsões sobre as dificuldades, a fim de promover soluções mais rápidas.

Quais são os 3 tipos de Inteligência Artificial? 

Há diferentes tipos de IA, mas alguns deles se destacam e são mais conhecidos nessa área: a Inteligência Artificial Limita, a Inteligência Artificial Geral e a Superinteligência. Saiba mais sobre cada um desses tipos a seguir! 

Inteligência Artificial Limita (ANI)

A Inteligência Artificial Limita (ANI) se concentra em armazenar um volume de dados expressivo e em executar ações complexas. Esse tipo também é capaz de realizar cálculos complexos com rapidez, sempre focado em um objetivo específico. 

Nessa categoria, há duas classificações. A primeira se trata das máquinas reativas, que têm ferramentas restritas, porque não conseguem armazenar muitos dados e reagem conforme configuração feita anteriormente. Já a memória limitada representa um avanço, já que é capaz de guardar um volume maior de dados e usá-lo na tomada de decisões. 

Inteligência Artificial Geral (AGI)

A Inteligência Artificial Geral (AGI) é conhecida por executar tarefas semelhantes às realizadas pelas pessoas. Também há duas classificações nessa categoria: máquinas cientes (podem compreender os estímulos que recebem para processar dados) e autoscientes (têm consciência do mundo e de si próprias para compreender estímulos).

Superinteligência (ASI)

Já a Superinteligência (ASI) ainda está em fase de estudos. A expectativa é de que esse tipo de IA será superior à inteligência humana. Além de tomar decisões e armazenar dados, a ASI pode ser ainda mais ampla e abranger tarefas que são impossíveis de serem feitas pelas pessoas. 

5 IAs que vão aumentar sua produtividade

Entre as IAs que podem ser aplicadas no nosso dia a dia para turbinar a produtividade, estão o ChatGPT, o Adobe Podcast, o Reescrever.app, o WriteSonic e o Phind. Saiba  adiante as características e o modo de funcionamento de cada uma dessas aplicações.

1.Chat GPT

O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um modelo de linguagem que tem como base um dos ramos da IT, o deep learning. O recurso usa um algoritmo que é capaz de conversar com o usuário. 

Quem deseja turbinar a produtividade, pode contar com a ajuda do ChatGPT para otimizar a sua rotina, começando com uma lista de tarefas diárias. O usuário só precisa enviar os dados e solicitar que a ferramenta organize as informações. 

Você pode pedir: “Crie uma agenda de tarefas diárias com as atividades: checar e-mails, responder mensagens por prioridade, enviar solicitação de orçamento, fazer relatório, revisar contrato”.

A tecnologia ainda é capaz de montar cronogramas que podem ajudar você a cumprir as suas atividades dentro dos prazos estimados. Assim, a tecnologia pode adequar as suas tarefas indicando uma agenda e o usuário tem a opção de ajustá-la conforme as suas necessidades individuais.

O ChatGPT também é um aliado se você busca uma ferramenta para ajudar nos estudos. Isso porque o recurso cria resumos de conteúdos e ainda elabora tópicos para aprimorar a visualização das informações. A IA também pode tirar dúvidas de livros que você leu e testar os seus conhecimentos, fazendo perguntas sobre um tema..

2. Adobe Podcast

Outra Inteligência Artificial que facilita tarefas é o Adobe Podcast, que antigamente era conhecido como Adobe Shasta. A funcionalidade consegue melhorar uma gravação, eliminando eventuais ruídos e ecos. Além do mais, você pode garantir recomendações para melhorar a gravação, a exemplo de se aproximar mais do microfone. 

Essa ferramenta pode dispensar o uso de um software de edição de áudios, a depender da sua necessidade. Desse modo, você consegue obter qualidade profissional para gravar um áudio para um podcast ou ainda para sincronizá-lo com imagens para um vídeo.  

Para usar a ferramenta, basta fazer o upload do arquivo de áudio em formato MP3 ou WAV. Depois, você pode escutar o áudio tratado pelo Adobe Podcast e fazer o download do arquivo em formato WAV. 

3. Reescrever.app

Utilizado para reescrever textos, o Reescrever.app é uma ferramenta em português semelhante ao Quillbot, que está disponível somente em inglês. A IA pode ser útil se você deseja manter o sentido de um trecho alterando as palavras, fazendo com que você ganhe tempo.

Com a aplicação, você pode citar uma fonte dando os devidos créditos ao autor, porém parafraseando o texto, para evitar o plágio. No entanto, é importante fazer uma revisão para corrigir possíveis erros ortográficos ou gramaticais, já que a Inteligência Artificial pode deixar passar algumas incorreções. 

O reescrever dispõe de um plano grátis para quem precisa reescrever textos regularmente. Se você produz textos diariamente ou precisa concluir um trabalho mais extenso, também pode contratar um dos planos pagos oferecidos pelo aplicativo.

Para usar, basta se cadastrar no site e, na página inicial, escolher a opção “Ferramentas”. Em seguida, basta escrever ou colar os textos e formatá-los, se for preciso. Também dá para inserir título e subtítulo, bem como adicionar bullet points ou listas. 

5. Writesonic

Já o Writesonic é um recurso de redação de textos com tecnologia IA. Profissionais de marketing, por exemplo, podem usar a ferramenta para escrever textos para blogs, anúncios e postagens em redes sociais. 

O aplicativo está disponível em mais de 20 idiomas, incluindo o português. 

Você pode utilizar uma versão de teste gratuita, mas também há opções de planos pagos.  Para usar o Writesonic, você precisa acessar o site e fazer um cadastro. Depois, é possível escolher o melhor recurso para a tarefa que deseja executar. 

Uma das funcionalidades do app é enviar um cold e-mail para um cliente, com objetivo de geração de leads ou para realizar um convite. Basta preencher os campos com título, nome da empresa, destinatário, cenário e meta. A plataforma pode produzir até três opções de e-mails.

Também dá para usar o Writesonic para o Facebook Ads. Os anúncios da rede social permitem a segmentação do público, para que você consiga atingir as pessoas certas conforme os seus objetivos. Com o app, você consegue criar um anúncio incluindo campos como o título, o nome do produto e a descrição. 

De outro modo, o usuário pode usar a ferramenta para criar textos descritivos de produtos. É preciso preencher o nome do produto e suas características. Essa funcionalidade tem potencial para impulsionar a produtividade das tarefas do dono de uma loja online.

4. Phind 

Essa dica é interessante especialmente para desenvolvedores e técnicos, que muitas vezes precisam buscar informações mais complexas na web. Antes conhecido como Hello, o Phind é um motor de busca que usa modelos de linguagem de Inteligência Artificial, a fim de organizar informações de diferentes fontes seguras. 

Desse jeito, o recurso consegue oferecer resultados mais rápidos e precisos. O diferencial da ferramenta é a funcionalidade de entregar soluções resumidas. Com isso, você otimiza as suas horas de trabalho, sem a necessidade de visitar vários sites. 

O Phind ainda indica de qual URL uma frase foi tirada, caso você queira consultar a fonte original. Os exemplos de código auxiliam os desenvolvedores a compreender como uma solução funciona, para que consigam encontrar melhores respostas no seu trabalho.

basicamente: moda para uma vida mais simples e funcional

A basicamente é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand), ou seja, uma marca nativa digital. Isso quer dizer que temos origem no meio digital e que conta com um funcionamento vertical, com controle da operação de ponta a ponta. 

O nosso propósito é tornar o seu dia a dia mais funcional e simples, promovendo soluções por meio da tecnologia. Para isso, os produtos do nosso catálogo apresentam inúmeras possibilidades de looks e de onde usar. São itens essenciais, para quem acredita que a tecnologia pode agregar valor e conveniência.

No nosso site, você encontra uma diversidade de produtos, como as Tech T-shirts, a camiseta premium, as peças fitness, os jeans, as camisas polo, os moletons e as calças, disponíveis em diferentes tamanhos e em cores básicas. 

News

Cuidados para fazer a sua camiseta durar mais

De Marina Baruch em Apr 18, 2024

Como usar calça moletom com estilo?

De Marina Baruch em Apr 15, 2024

Conheça o vale presente de Basicamente!

De Marina Baruch em Apr 11, 2024

10 ideias de presentes até R$ 50

De Marina Baruch em Mar 28, 2024

Como arrumar mala de viagem? 10 melhores dicas

De Marina Baruch em Mar 19, 2024