Malha fria: o que é, vantagens e quando usar
Você sabe o que é e quais são as vantagens da malha fria? Esse tecido ganhou destaque na indústria têxtil, sendo um dos mais usados para confeccionar roupas fitness e camisetas básicas, justamente por ser um material leve e que traz conforto térmico em situações nas quais a temperatura corporal aumenta.
Mas os benefícios desse tipo de tecido não param por aí e você precisa conhecer. Neste artigo, saiba mais sobre a malha fria, para quais tipos de roupas ela é indicada e se vista com conforto e estilo!
O que é malha fria?
A malha fria é fabricada a partir da combinação de dois tecidos — em geral, 33% de viscose e 67% de poliéster, por isso, também é conhecida como malha PV (poliviscose).
As fibras de viscose tornam o tecido macio e suave ao toque, enquanto o poliéster confere resistência e durabilidade. O ponto alto da malha fria também é o caimento leve, que aumenta o conforto e a liberdade de movimento. Desse modo, as peças ganham propriedades únicas.
A malha fria é indicada para quais tipos de roupa?
Esse tipo de tecido é utilizado em uma ampla variedade de roupas, principalmente para peças que requerem maior leveza e conforto térmico. Portanto, é comum ver roupas de verão, como vestidos, saias, shorts e bermudas confeccionadas com a malha fria.
Contudo, as camisetas básicas são muito populares e trazem inúmeras vantagens quando o assunto é personalizar as peças. Isso porque o tecido permite realizar processos de estamparia, como bordado, sublimação, transfer laser e serigrafia.
Como ganha em versatilidade, a malha fria também é usada para confeccionar roupas fitness, uniformes escolares e esportivos, além de peças íntimas e para dormir — por causa das propriedades suaves, leves e confortáveis que o tecido possui.
Quais são as vantagens do tecido de malha fria?
Ainda não sabe por que apostar em roupas feitas com malha fria? A seguir, listamos as principais vantagens que vão convencer você a renovar o seu guarda-roupa agora mesmo. Confira!
É durável
Sem dúvidas, umas das características mais marcantes da malha fria é a durabilidade. Como explicamos, a quantidade de poliéster adicionado à produção do tecido aumenta a sua resistência, então ele demora mais tempo para se desgastar. Outra vantagem é que o material não desbota com facilidade, evitando aquele aspecto de roupa velha.
É confortável, leve e macio
Apesar da resistência, a malha fria é delicada e macia devido ao percentual de viscose incluído na confecção do tecido. Os fios produzem linhas finas e sedosas que proporcionam um caimento leve que eleva o conforto ao vestir. Além disso, os tecidos ganham um brilho suave que valoriza diferentes modelagens de roupas.
Não estica demais
Como a malha fria é composta por 67% de poliéster, ganha resistência e, consequentemente, não estica demais. Essa característica ajuda a preservar a estrutura original das roupas mesmo após usadas e lavadas por muitas vezes.
Absorve pouca água
Sabe por que a malha fina é muito usada para confeccionar roupas fitness? O tecido é formado por fios finos, então tem a capacidade de absorver e evaporar líquidos rapidamente. Essa é uma das grandes vantagens para praticantes de atividades físicas, já que o tecido vai manter o corpo sequinho.
É fácil de lavar
Nada como ter roupas fáceis de lavar para otimizar o tempo no dia a dia, não é mesmo? Como a malha fria não absorve água facilmente, as manchas não se espalham facilmente por toda extensão da peça, então é mais simples de removê-las. Além disso, você pode lavá-la na máquina, se seguir as orientações de lavagem na etiqueta corretamente.
Seca rápido
Outra qualidade que merece destaque é o fato de esse tipo de tecido seca rapidamente. Isso acontece porque os fios finos que compõem a malha fina não absorvem excesso de líquido. Por isso, é vantajoso confeccionar roupas como uniformes, que são usados diariamente. Além do mais, não é preciso passá-los — o que traz praticidade para a rotina.
Quais são os tipos de malha fria?
Você sabia que existem diferentes tipos de malha fria? A escolha da mais adequada é feita conforme as suas necessidades e estilo pessoal. Veja quais são as principais e suas características.
Malha PV
Essa versão é a mais tradicional, fabricada a partir da união do poliéster e da viscose, sendo conhecida pela maciez, toque macio e frescor. Além de tudo, quando aplicado a tecnologia antipilling, não forma as tão indesejáveis bolinhas, mesmo após ser lavada por várias vezes.
Por essa e outras razões, é um dos tipos de tecidos mais usados para confeccionar uniformes esportivos, já que também não desbota com facilidade. Assim, as roupas ficam com cara de nova por muito mais tempo.
Dry Poliéster
Composta por 100% poliéster, esse tipo de malha é desenvolvida com tecnologias que melhoram a absorção do suor. As peças feitas com esse material são resistentes, tem um bom caimento, além de secarem rapidamente, mantendo o conforto em dias mais quentes.
Poliamida
Se você busca combinar conforto e estilo para praticar exercícios físicos, aposte na poliamida. Esse material reúne características funcionais que o torna a melhor opção para a moda fitness. Além de ser leve, macio e maleável, não absorve suor facilmente e proporciona a sensação de frescor que você precisa durante os treinos.
Outro aspecto positivo da poliamida é que, embora tenha boa elasticidade, não é um tecido transparente. Sem falar que, quando é esticado, volta normalmente para a sua forma original sem esgarçar.
A linha Tech T-shirt Performance de Basicamente é composta por camisetas que absorvem 100% da transpiração, sendo uma opção confortável para intensificar os seus treinos. E o melhor de tudo é que a coleção possui FPS50! Assim, você pode realizar atividades esportivas ao ar livre com tranquilidade.
No site, há opções de camisetas de manga longa e curta, além de regatas para diversificar o seu look. Acesse a loja on-line, confira as nossas peças de malha fria e se vista com conforto e tecnologia!