O que é tamanho midsize?

Nem gorda, nem magra: conheça o midsize

Você já sentiu que não se encaixa na categoria fit nem plus size quando o assunto é o seu tipo de corpo? O termo midsize surgiu justamente para representar a pluralidade de corpos que ficam no meio-termo: nem gorda, nem magra. 

Afinal, cada pessoa possui características únicas e a inclusão e a representatividade são uma forma de acolher diferentes corpos. 

Neste artigo, você vai saber mais sobre o midsize e conhecer algumas influenciadoras que representam o movimento nas redes sociais e são uma ótima fonte de inspiração para looks. Acompanhe!

 

O que é midsize?

Ao longo do tempo, o conceito de padrão de beleza, especialmente o das mulheres, vem passando por diversas modificações. Cada época teve um tipo de corpo considerado ideal. Na década de 90, por exemplo, a silhueta extremamente magra era o sonho de muitas delas. Atualmente, a tendência são corpos esculpidos e torneados, principalmente na região dos glúteos e coxas. 

Em contrapartida a esses padrões, surgiu o midsize — expressão em inglês que significa meio-termo ou tamanho médio. 

Embora não haja uma regra, são consideradas midsize as pessoas que usam manequim do 44 ao 48. Mas existem outras formas de saber se você se encaixa nessa classificação.

Por exemplo, se você sempre tem dificuldades de encontrar roupas nas lojas tradicionais porque as peças ficam justas demais, mas nas lojas plus size as roupas ficam mais folgadas, você provavelmente é midsize. Outra indicação é que você não se sente gorda, mas também não se considera magra.

 

Como o termo surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam, o termo já era conhecido no mundo fashion, mas se popularizou em 2016, quando a comediante norte-americana Amy Schumer se definiu como midsize ao declarar que não se encaixava em um padrão considerado magro nem gordo. 

Segundo ela, o objetivo não é padronizar ou criar uma categoria para as mulheres se enquadrarem em um novo rótulo. Mas é importante para elas se sentirem representadas e à vontade com os próprios corpos. 

No Brasil, o midsize está se tornando cada vez mais popular, sendo disseminado na internet e nas redes sociais por influenciadoras de beleza, estilo e lifestyle. Elas estão encorajando as mulheres a aceitarem os seus corpos e trazendo dicas para montar looks bonitos, estilosos e confortáveis.

Midsize: nem gorda nem magra

Qual a importância do movimento midsize?

Desde os tempos antigos, nos sentimos confortáveis quando nos encaixamos em um grupo no qual nos identificamos. Daí a importância do movimento midsize — não rotular, mas ser uma forma de identificação, de referência e pertencimento. 

Um bom exemplo para explicar é quando procuramos uma roupa que é tendência e não serve, ficando apertada ou larga demais. Quando a moda não abraça a diversidade, isso pode influenciar diretamente na autoestima das pessoas, trazendo a sensação de exclusão e isolamento.

O movimento midsize ajuda a trabalhar a autoestima, o autocuidado e a aceitação do corpo por meio da moda e do estilo. Em outras palavras, ele inclui pessoas que não se sentem representadas pelo padrão estético magro ou plus. 

 

Qual a diferença entre plus size e midsize?

A principal diferença está na numeração, já que para ser considerada midsize você deve usar roupas com tamanhos entre 44 e 48. Portanto, seria o meio-termo no qual as mulheres se encaixam.

O termo plus size refere-se às palavras plus, que em inglês significa “mais”, e size, “tamanho”. Essa classificação é para as pessoas que usam tamanhos maiores, a partir de 50. 

É importante deixar claro que essa classificação abrange a moda nos Estados Unidos, porque no Brasil ainda não há oficialmente uma numeração exata para definir os dois termos. Dessa forma, as brasileiras se definem conforme a categorização estadunidense. 

 

5 influenciadoras midsize para seguir nas redes sociais e se inspirar

Após a popularização do termo, surgiram blogueiras dando dicas para encorajar as mulheres a abraçarem a diversidade sem medo de ser feliz. Veja a lista com as cinco influenciadoras famosas na internet e inspire-se!

 

Carolina Clarkson 

Carolina Clarkson é uma influenciadora midsize

 

Carolina Clarkson é mais do que uma representante do movimento midsize, ela inspira mulheres com vitiligo a mostrarem a sua beleza com orgulho. Em entrevistas, ela conta que sofria na escola e se sentia invadida com certos comentários relacionados à sua pele. 

Ela costumava cobrir o corpo com roupas fechadas, mas hoje, passou a ter uma boa relação com a aparência. No seu perfil do Instagram, Carolina compartilha looks poderosos e dá dicas de maquiagem para aumentar a autoestima das mulheres. Vale a pena conferir! 

 

Nanna Fernandes

Influencer midsize: Nanna Fernandes

 

Nanna Fernandes é criadora de conteúdo digital focada no segmento da moda, especialmente sobre midsize. Ela acumula mais de 132 mil seguidores no Instagram e possui parcerias com marcas de roupas brasileiras. 

O objetivo da influenciadora é criar uma rede de comunicação positiva para transmitir informações que agreguem valor ao seu público. Assim, ela compartilha a sua rotina, traz dicas de beleza, moda e autoestima para as mulheres. 

 

Karina Marriott 

A estilista e blogueira Karina Marriott cria conteúdos na internet visando empoderar mulheres com quadris largos e glúteos avantajados. Em seu blog The style idealist, ela fala sobre beleza, moda e autoestima. 

Nas redes sociais, compartilha dicas de looks em diferentes estilos, que vão do romântico ao clássico. Acompanhar essa influenciadora é uma forma de se sentir representada e trabalhar a autoaceitação. 

 

Adriana Alfaro

Adriana Alfaro é uma influenciado brasileira midsize

 

Pós-graduada em moda pela USP, a brasileira Adriana Alfaro traz inspirações para mulheres que amam tendências, livros e buscam uma dose de autoestima. Com mais de 204 mil seguidores no Instagram, a influenciadora compartilha looks para diferentes ocasiões.

Ela também dá dicas e ensina truques para combinar peças e transformar uma camisa ou camiseta em algo estiloso para valorizar o seu corpo. Se você ama essas combinações, é só seguir o perfil.

 

Mayra Fernandes 

Mayra Misize Girl é uma influencer brasileira

 

Precisa de uma nova fonte de inspiração para se vestir com personalidade e estilo? A influenciadora Mayra Fernandes pode te ajudar! Ela dá dicas de looks, maquiagem e cuidados com os cabelos cacheados. 

Mas, principalmente, traz indicações de onde encontrar roupas midsize tendências em lojas conhecidas. Além dessas inspirações, ela também faz resenhas de produtos para ajudar você a escolher os melhores. 

Gostou de saber mais sobre o movimento midsize? Então siga a Basicamente nas redes sociais e fique por dentro das novidades da moda!