Steve Jobs: o que aprender sobre moda e produtividade com o fundador da Apple

Steve Jobs: o que aprender sobre moda e produtividade com o fundador da Apple

O que Steve Jobs pode ensinar sobre moda e produtividade? Não há dúvidas de que a trajetória do inventor e magnata deixou um legado para o universo da tecnologia. Mas ele também transmitiu lições sobre estilo de vida e como se vestir para melhorar a produtividade e o bem-estar.

Neste artigo, apresentamos inicialmente quem foi Steve Jobs e por que ele foi importante para o ramo da informática. Depois, explicamos como era o estilo do empresário e o porquê de ele repetir a mesma roupa. Por último, você vai ver os hábitos que ele adotava para descansar e dicas baseadas na trajetória do empreendedor para a sua rotina. Boa leitura!

Quem foi Steve Jobs? 

Steve Jobs (1955-2011) foi um empresário estadunidense e um dos fundadores da Apple. Ele foi considerado visionário principalmente por conta da maneira em que atuou a favor da popularização do uso dos computadores pessoais. Veja adiante alguns dos principais pontos da sua trajetória pessoal e profissional de Steve Jobs. 

Adoção

O empresário nasceu em São Francisco, no estado da Califórnia. O seu pai era um imigrante sírio e a sua mãe, norte-americana. Os dois eram estudantes universitários e decidiram entregar o filho para adoção. Então ele foi adotado pelo casal Paul e Clara Jobs e foi morar em Cupertino, também na Califórnia.

Ele cresceu em uma região onde se concentram hoje algumas das principais empresas de tecnologia do mundo e sempre se interessou pela área de computação e engenharia. Embora tenha iniciado os estudos no Reed College, ele acabou desistindo da graduação e foi trabalhar na Atari como designer de videogames.

Zen budismo

Steve Jobs fez uma viagem à Índia em busca de iluminação espiritual, influenciado pelo movimento hippie, e depois aderiu ao zen budismo. Ele passou sete meses na região e fez uma peregrinação por aldeias indianas. Com isso, as meditações passaram a fazer parte do seu cotidiano.

Após a visita ao país asiático, ele acabou encontrando uma nova forma de sentir e de pensar. "Sua mente simplesmente fica mais lenta e você vê uma expansão tremenda no momento. Você vê tanta coisa que poderia ter visto antes. É uma disciplina, você tem que praticá-la", disse ele na sua biografia autorizada, escrita por Walter Isaacson.    

Fundação da Apple

A história da Apple se iniciou com um trio de amigos em uma garagem. Além de Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne começaram a produzir computadores em miniatura. O primeiro computador que foi colocado à venda foi o Apple I, mas a empresa só começou a crescer em 1977 quando o Apple II foi apresentado em uma feira de informática.

Depois, em 1980, o Apple II foi lançado e os computadores da marca também começaram a ser vendidos no mercado internacional. Jobs chegou a sair da empresa e só retornou no ano de 1996, quando a Apple passava por dificuldades que quase a levaram à falência.

A partir desse momento, a empresa passou a lançar produtos como o iMac, que conquistou o público jovem, e o iPod que permitia ouvir música de qualquer lugar. Em seguida, a empresa ainda lançou produtos inovadores como o iPhone e o iPad, que trouxeram diferentes funcionalidades para os usuários. 

Ao longo do tempo, a marca se tornou mundialmente conhecida, conquistando uma legião de fãs em todo o mundo. Hoje, a Apple continua consolidada no mercado, mesmo após a morte de Steve Jobs em 2011.

Qual é a importância do fundador da Apple para a indústria da tecnologia? 

A importância de Steve Jobs para o ramo da tecnologia se estabeleceu principalmente com a mudança de perspectiva do uso dos computadores. Até então, esses itens de informática eram usados principalmente por grandes empresas e tinham uma finalidade impessoal. 

Porém, o fundador da Apple influenciou o público ao lançar computadores que poderiam ser usados para as suas tarefas do dia a dia. Com isso, ele contribuiu para que o produto se tornasse consumido massivamente. Nesse sentido, a computação ganhou um direcionamento mais pessoal e com o engajamento dos usuários. 

A ideia de Jobs era de criar uma nova demanda para compradores que ainda não reconheciam a importância desses produtos tecnológicos. Uma prova disso é que as inovações da Apple eram focadas nas experiências individuais, com prioridade ao design e às diferentes funcionalidades. 

Desse modo, a Apple se mostrou diferente da empresa de tecnologia IBM, ao adotar um perfil mais inovador, alegre e jovem. Steve Jobs também investiu no marketing para mostrar o quanto os produtos criados pela companhia eram fáceis de usar no dia a dia dos consumidores.

Steve Jobs e moda: como era o estilo do empresário? 

O estilo de Jobs se encaixa bem no conceito de casual retrô. O inventor da Apple tinha como marcas a camiseta preta de gola alta, além de tênis esportivos e um óculos com armações finas. O visual básico se tornou a sua marca, bem como um aliado para o conforto e a produtividade. 

Camiseta preta

A preferência do empresário por camiseta preta de gola alta foi explicada também na biografia escrita por Walter Isaacson. A história começou com uma amizade entre Steve Jobs e o designer japonês Issey Miyake, que foi contratado pela Sony para desenhar uma jaqueta para os funcionários. 

Depois, Jobs visitou a Sony e descobriu que a empresa oferecia uniformes porque, após a Segunda Guerra, os funcionários não tinham mais roupas para usar no trabalho. Além do mais, a uniformização gerava um estilo característico aos trabalhadores e resultava em um sentimento de união entre eles. 

Com isso, o fundador da Apple pediu que Miyake projetasse um uniforme para a sua empresa. Porém, a ideia não foi bem recebida pelos funcionários da Apple e Jobs resolveu adotar um uniforme para si mesmo. O magnata da tecnologia decidiu usar a camiseta preta de gola alta para não precisar escolher outra roupa e também definir uma marca pessoal.

Calça jeans e tênis esportivo

Outra roupa que Steve Jobs usava com frequência era a calça jeans índigo. A peça ajudava a formar um contraste com a camiseta preta, que era ajustada para dentro da calça. Ele não costumava usar cinto, priorizando um estilo atemporal. 

Depois, Jobs também mostrava que era fã do conforto ao usar tênis esportivos. O empresário da tecnologia tinha preferência por cores básicas, transmitindo uma aparência simples e funcional. 

Para completar, o óculos de armações finas completava o visual do empreendedor. Assim, ele conseguia também demonstrar mais leveza e discrição, compondo um look versátil para o dia a dia.   

Quais hábitos ele adotava para descansar?

Além disso, Steve Jobs praticava alguns hábitos para descansar na sua rotina. A meditação, os exercícios físicos e o relaxamento ajudavam o líder a recarregar as baterias. Saiba mais a seguir.

Meditação e música

A prática de meditação, que Jobs adquiriu após a viagem à Índia, auxiliava na hora do descanso. Ele costumava meditar na última hora do dia, antes de ir deitar. Com isso, ele aproveitava dos benefícios da técnica para o funcionamento do cérebro e para a qualidade do sono. 

Nessa última hora do dia, Steve Jobs também costumava ouvir música relaxante. Esse hábito também é comprovado para desacelerar, deixando o corpo mais descansado e diminuindo a emissão de hormônios do stress.  

Caminhada

As caminhadas foram mais um hábito que o empresário ganhou após viajar para o país asiático. Ele praticava caminhada até mesmo entre reuniões de trabalho. Além dessas pausas durante o dia, ele gostava de caminhar após o jantar, junto com a sua esposa, a empresária Laurene Powell. 

Há estudos que apontam que exercícios físicos como a caminhada melhoram a concentração, contribuem com a memória e aprimoram a criatividade. Assim, a prática ajuda não somente com o descanso, mas também incrementa a produtividade. 

Alimentação saudável

Steve Jobs ainda adotava uma refeição saudável, principalmente na hora do jantar. A família dele também seguia o mesmo hábito, ingerindo uma alimentação orgânica, formada basicamente por vegetais. Essa prática também contribui para sentir mais relaxamento antes de ir para a cama. 

Ele tinha o costume de chegar em casa para jantar às 17h30. O fundador da Apple ainda bebia um chá de ervas frescas depois do jantar, como o chá de verbena. Esse tipo de chá promove mais bem-estar, ao ajudar na digestão e eliminar as toxinas do corpo. 

4 dicas inspiradas no estilo de Steve Jobs para o seu dia a dia

Depois de conhecer mais sobre o estilo de vida de Steve Jobs, quer aprender algumas dicas inspiradas na trajetória do empresário para aplicar no seu cotidiano? Algumas lições podem ajudar você a manter o foco no que é mais importante, para aprimorar a produtividade e ganhar mais descanso nas suas horas livres. 

Diminuir distrações

Para começar, Jobs reconhecia a importância de reduzir as notificações que recebemos diariamente para reduzir as distrações. Ele acreditava que o hábito de checar o e-mail no momento de chegada ao trabalho poderia afetar a produtividade. Por isso, o fundador da Apple acreditava que era melhor fazer isso no final do dia.

O inventor recomendava ainda silenciar notificações e manter o celular à distância ao realizar tarefas que exigem foco absoluto.  Assim, é possível driblar a procrastinação e completar as atividades com maior eficiência. 

De outro modo, uma maneira de reduzir as distrações é estabelecer limites no home office na comunicação com seus familiares e amigos. Manter um ambiente de trabalho organizado e definir horários fixos de trabalho são outras práticas que ajudam a deixar você mais produtivo. 

Definir objetivos realistas

Steve Jobs defendia ainda a importância de definir metas realistas na rotina, para aumentar as chances de executar as tarefas com sucesso. Afinal, não basta somente estabelecer uma lista de atividades e tentar ajustar no seu dia sem antes estabelecer metas realmente possíveis de serem concluídas com o tempo e os recursos disponíveis. 

O empresário ensinava que uma maneira de fazer isso é pensar em pequenas atividades que ajudem você a alcançar o seu propósito: “Para tornar isso realidade, é necessário desmembrar esses objetivos centrais em tarefas menores, para que você não tenha a sensação de que terá de escalar o Monte Everest todos os dias ao começar o seu trabalho”.

Para isso, você pode começar escrevendo as suas metas e sistematizando os passos para chegar lá. Estabeleça quais são as suas prioridades no cumprimento desses objetivos, para evitar sobrecarga. Defina um jeito de comemorar quando você alcançar cada um dessas menores conquistas. 

Delegar tarefas 

O líder da Apple dava também outra lição importante para quem deseja alcançar mais sucesso. Em uma matéria publicada pelo portal Inc., Jobs afirma que delegar tarefas pode ser difícil para uma pessoa com um perfil controlador. Porém, ele considera que delegar responsabilidades é essencial para obter o máximo de produtividade.

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer-lhes o que devem fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos possam dizer o que fazer”, definia o empresário. 

Usar roupas básicas 

Com inspiração no estilo de Steve Jobs, outra boa dica para melhorar a produtividade no dia a dia é vestir roupas básicas, com tonalidades neutras, como a camiseta preta. Uma recomendação que se adequa bem nessa demanda é a linha de camisetas Tech T-Shirt, da Basicamente.

Um dos produtos dessa linha é a Tech T-Shirt Modal, feita com um tecido resistente e funcional para a sua rotina. A tecnologia da camiseta tem um tratamento anti-odor, para evitar que a sua roupa fique com um cheiro ruim na correria das suas atividades diárias. 

Além do mais, o produto não fica amarrotado, otimizando o seu tempo. O tratamento  anti-pilling ainda faz com que o tecido da camiseta não fique com bolinhas que dão um aspecto de roupa velha. A peça também não desbota após a lavagem e seca bem mais rápido. Com um caimento leve, o item é capaz de se ajustar bem ao seu corpo. 

Basicamente: sua vida mais simples e funcional

Curtiu saber a relação entre Steve Jobs e a moda? A Basicamente é uma marca conectada com valores como inovação e autenticidade. Nossos produtos são essenciais e funcionais,  para pessoas que buscam praticidade e acreditam que a tecnologia é capaz de agregar conforto e praticidade.

News

Aerolook: saiba o que não pode faltar no seu

De Marina Baruch em Jul 01, 2024

Malha fria: o que é, vantagens e quando usar

De Marina Baruch em Jun 24, 2024

Como dobrar camiseta? Conheça 4 maneiras!

De Marina Baruch em Jun 10, 2024